top of page

LAUDO TÉCNICO DE RECLASSIFICAÇÃO DE MONTA

O que é?

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 810/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a classificação de danos decorrentes de acidentes, os procedimentos para a regularização, transferência e baixa dos veículos envolvidos.

O laudo de recuperabilidade (ou laudo de reclassificação de monta) é o documento legal onde o proprietário do veículo, ou seu representante legal, com “dano de grande monta” ou “dano de média monta” poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior.

Os danos de veículos envolvidos em acidentes são classificados como:

Pequena monta: danos que não afetem a sua estrutura ou sistemas de segurança do veículo.

Média monta: refere-se a classificação de um veículo sinistrado cujo os danos sofridos possam ser reparados e o veículo possa voltar a circular após fazer a devidas reparações e legalização da média monta.

Grande monta: refere-se ao um veículo classificado como Perda total ou veículo irrecuperável.

Os danos causados pelo sinistro afetaram diversas partes estruturais e de segurança do veículo, tornando o mesmo irrecuperável.

Reclassificação de Monta 05.jpeg

Como Funciona ?

Quando um veículo se envolve em um acidente, ele é classificado em um dos tipos de dano – pequeno, médio ou grande – conforme os critérios estabelecidos por lei e pela autoridade de trânsito. O dano médio resulta em uma restrição no registro do veículo no Detran, que só pode ser removida após uma inspeção veicular. Já o dano grande pode levar ao sucateamento do veículo, mas essa decisão pode ser contestada por meio de serviços técnicos de Reclassificação da Monta.

Veículos envolvidos em acidentes de trânsito, com ou sem vítimas, que resultaram na elaboração de boletim de ocorrência, são classificados quanto aos danos em pequena, média ou grande monta. No entanto, em alguns casos, o boletim de ocorrencia pode não ter sido preenchido corretamente ou a avaliação da autoridade pode não estar precisa, o que resulta em uma classificação inadequada no veículo, o que pode gerar bloqueio do veículo no caso de média monta ou até a necessidade de baixa do mesmo nos casos de grande monta. Para reverter essa classificação, é necessária a emissão de um Laudo de Recuperabilidade, um documento assinado por um engenheiro especializado, responsável pela avaliação e classificação dos danos, além da verificação da viabilidade técnica de recuperação.

O Laudo de Recuperabilidade é um documento elaborado e assinado por engenheiro mecânico especializado para classificar a monta do sinistro e então se o mesmo é ou não passível de recuperação.

Lei que trata sobre reclassificação de monta

Reclassificação-de-Monta-01-_2_-_1_.webp
bottom of page