top of page
teste-estanqueidade-em-sistemas-prediais-2408-1._Olho$$0.webp

TESTE DE ESTANQUEIDADE

 

O teste de estanqueidade vai verificar se o sistema em instalação está sem vazamentos, se possui a resistência à pressão para a qual foi projetado e se os componentes foram acoplados, soldados ou colados de forma adequada. E, muitas vezes, pode até identificar se o sistema de suporte e fixação está coerente com a sua aplicação. O teste faz parte do sistema de comissionamento de uma instalação, principalmente após uma inspeção visual, onde se confere a conformidade com o projeto, as normas e os procedimentos de execução. É fundamental, portanto, para o bom desempenho das instalações.

O teste de estanqueidade em sistemas prediais por exemplo costuma ser empregado, por exemplo, em instalações de água fria e quente, esgoto e gás.

O Teste de Estanqueidade deve ser inspecionado pelo PLH (Profissional Legalmente Habilitado), e no caso desse serviço a atribuição dada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia) é para o Engenheiro Mecânico, que ao fim do teste emitirá um Laudo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). 

Normas: 

- gás combustível se aplica a norma NBR 15526

água fria e quente a norma é a NBR 5626

 

 

Entre em contato para mais informações!

bottom of page