top of page
adbn-1024x768.jpg

AVALIAÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E BENS INDUSTRIAIS EM GERAL

 

Muitas empresas de direito privado, juízes ou pessoas físicas buscam a avaliação de um bem para diversos fins, como avaliação de ativo imobilizado, garantias bancárias, fiduciárias ou até mesmo para venda ou liquidação. O que o mercado espera do profissional é que ele atenda de maneira precisa o que se pede na norma.

O Laudo de Avaliação de Máquinas e Equipamentos tem como objetivo da avaliação, encontrar o Valor Justo de Mercado, ou uma média ponderada do mercado, isto é, a obtenção do valor justo de mercado de determinado ativo no atual estado de conservação e vida útil em que se encontra no momento da avaliação.

 

A norma específica para os bens móveis neste caso é a ABNT – NBR 14653-5 – “Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral”. O método adotado deve considerar dois pontos:

1 -  Finalidade da avalição: Alienação, Alienação Forçada, Fusão, Cisão, e Incorporação, Garantia, Seguros, Patrimonial e reavaliação de ativos imobilizados ou Comercio Exterior, 

2 - Procedimentos específicos: Identificação do valor patrimonial, Valor de desmonte, Valor em risco, Valor para garantia, Avaliação para comércio exterior e Reavalição de ativos 

Após a verificação da finalidade da avaliação, podem ser aplicados os seguintes métodos:

a) Método comparativo direto de dados de mercado , que consiste em apurar o valor através de bens similares usados. 

b) Método comparativo direto de custo, que mensura o quanto seria necessário para repor um determinado bem, através de orçamentos sintéticos ou analíticos.

c) Método para avaliação de bens com a finalidade de alienação forçada, que tem longa vinculação com as avaliações cuja finalidade são as garantias bancárias 

A Maus Engenharia desenvolve análise e replica em forma de laudo técnico, com base na avaliação criteriosa, considerando diversas variáveis de mercado, entregando um estudo com alto grau de assertividade que ampla sua negociação, seja na Revisão da Vida Útil, com atendimento ao CPC27 e Teste de Impairment e Recuperabilidade conforme CPC-01 (redução ao valor recuperável de ativos) pelo valor justo líquido de despesa de venda, ou atualização contábil de ativos.

 

 

Entre em contato para mais informações!

bottom of page